Desde o aumento da popularidade das redes sociais, muitos administradores não têm dado a devida importância ao website institucional, o que é um grande erro, uma vez que uma ferramenta não substitui a outra e cada uma delas pode ser utilizada de acordo com objetivos estratégicos específicos.
Existem muitas dúvidas e questionamentos sobre a importância e mesmo a necessidade de se ter um site institucional.
Por isso, agora você vai descobrir o que é e o que deve ter um site institucional e entenderá porque ele pode ser decisivo para o sucesso de sua empresa.
Se você é um dos muitos que tem perguntas sobre o tema, continue a leitura e não deixe de conferir!
É comum definir o site institucional como o cartão de visitas online da empresa. No entanto, o website da empresa deve ser muito mais do que isso. Também chamado de site empresarial, ele o mais tradicional canal de comunicação online entre a empresa e seus clientes e um dos principais tipos de site quando se pensa em uma empresa.
O site institucional é onde a empresa possui total liberdade para mostrar os seus diferenciais aos seus públicos de interesse, bem como a sua filosofia de trabalho, história e características da marca, produtos / serviços, constrói sua imagem e contribui para sua reputação digital.
Esse espaço também é bastante eficaz para divulgar conteúdos que atraiam novos clientes e demonstrar autoridade na sua área de atuação.
Mas não é – ou não deve ser – pensando nos clientes que se faz um site empresarial. Candidatos a uma colocação profissional na empresa, possíveis investidores, parceiros comerciais, fornecedores e a sociedade como um todo, podem conhecer a empresa por um site institucional, papel que geralmente uma rede social não permite.
Quando devidamente trabalhado, esse canal é uma maneira prática e eficiente para disseminar sua cultura, seus valores, sua atuação no mercado, a trajetória da empresa, sua perspectiva futura, buscando sempre satisfazer às necessidades das muitas personas que o site pode atrair.
Credibilidade e confiabilidade: O primeiro é credibilidade; de fato, o site é uma ferramenta que pode ajudar a melhorar a reputação da sua empresa. É claro que a presença na rede ajuda em muitos campos, começando com a melhoria da imagem corporativa, tornando-a mais oficial e confiável. Uma empresa que não existe na rede levanta suspeitas e é percebida negativamente. Quando a empresa não está presente na Web, um alarme toca a ponto do cliente duvidar da reputação.
Visibilidade e melhor imagem: O site é um cartão de visita e, ao mesmo tempo, um quadro de distribuição disponível 24 horas por dia, todos os dias. Sua imagem corporativa é dada pela forma como você é percebido na web.
Publicidade de baixo custo: É útil lembrar que, no mundo, a maioria das pessoas faz uso diário dos mecanismos de pesquisa e, acima de tudo, 93% das decisões de compra são tomadas logo após uma cuidadosa pesquisa no Google. Portanto, a presença de seus negócios na Internet se torna essencial para atrair novos clientes que decidirão escolher sua empresa somente depois de examinar suas informações.
É um investimento com retorno econômico garantido: O site é, portanto, um investimento muito mais seguro, pois permite criar uma imagem que permanece ao longo do tempo e que, no entanto, também pode mudar, refletindo completamente nosso caminho pessoal ou profissional.